Em Outra Língua: Eleanor & Park

{Quinta Em Outra Língua é um meme criado pelo blog Amount of Words para fazer resenhas ou comentar sobre lançamentos de livros estrangeiros a apenas às quintas-feiras.}

*


Resenha:

Eleanor é a nova garota na cidade, e ela nunca se sentiu mais sozinha. Todas as roupas caóticas, cabelo ruivo caótico e uma vida familiar cheia de problemas, ele não poderia ficar mais de fora nem se tentasse. 

Então ela se senta no ônibus ao lado de Park. Calmo, cuidadoso e -aos olhos de Eleanor- impossivelmente legal, Park acredita que ficar fora do caminho é o melhor jeito para sobreviver ao colegial. Devagar e instantaneamente, através das conversas tarde da noite e uma grande pilha de fitas, Eleanor e Park se apaixonam. Eles se apaixonam do jeito que sempre é a primeira vez, quando se tem 16 anos, e não há nada e tudo a perder.

Ambientado no ano escolar de 1986, Eleanor & Park é engraçado, triste, chocante e verdadeiro, uma viagem nostálgica para quem nunca esqueceu seu primeiro amor.

 Eleanor & Park tinha tudo para me fazer morrer de amores pelo livro, o Jonh Green fez uma critica positiva sobre ele assim como a Stephanie Perkins, ele foi eleito o melhor livro YA (young adult) de 2013 pelo Goodreads e está entre os 10 mais vendidos pela Amazon, tinha expectativas muito altas para esse livro, vi vários canais literários internacionais falando super bem do livro e da escrita da Rainbow Rowell e quando finalmente o tirei da minha estante e comecei a leitura descobri que Eleanor & Park não iria me decepcionar.

 A forma que a Rainbow Rowell escreve é simplesmente mágica, consegue submergir o leitor na história a um certo ponto que você se sente dentro do livro e isso é completamente estupendo, a forma com que a autora narra os fatos é tão intensa que até os mais simples gestos se tornam capazes de tirar o fôlego do leitor.

 Outro ponto que me cativou no livro foi as inúmeras referências musicais que aparecem ao decorrer do enredo, podemos ver os Beatles, The smiths e até mesmo o U2, vários títulos de sucessos são citados, tais como Bad (U2), Summer of 69 (Bryan Adams), Forever Young (Alphaville) e Two of us (The Beatles), a Rowell insere essas referencias culturais de uma forma tão natural, que torna a leitura ainda mais gostosa de se fazer.

 A construção dos personagens é maravilhosa, a relação familiar conturbada que a Eleanor tem é muito bem retratada no livro, muitas vezes tinha vontade de sacudir a mãe da Eleanor para ver se ela acordava e se livrasse do Richie, o padastro alcoólatra, que sem sombra de duvidas é um dos personagens mais intragáveis que eu já vi na minha vida, se pudesse empurraria ele de um precipício e assistiria ele estatelado no chão agonizando de dor, até morrer, e eu com um sorriso estampado na cara dizendo: você mereceu.

 Ver a Eleanor e o Park se apaixonarem é lindo, a forma como cada um aceita o outro pelo o que ele é e não pela sua aparência, não pelo seu exterior, mas sim pelo seu interior, me faz parar para pensar que as vezes julgo as pessoa apenas por como se vestem e me esqueço que o realmente conta não é as roupas e sim os atos o caráter.

 Esse livro foi sem sombra de duvidas um dos meus favoritos de 2013, diferente de tudo o que já li Eleanor & Park comprova que nem sempre temos tudo o que queremos, que a vida não é como um conto de fadas, e que raramente temos o nosso final feliz. 

 Quem quiser ler a resenha que o Jonh Green fez sobre esse livro é só clicar aqui.

 O livro será lançado aqui no Brasil pelo editora Novo Século em Novembro de 2014.

 5/5 


Skoob: adicione

Nível de inglês:  fácil

Compre: {Bookdepository} {Saraiva}

2 comentários:

  1. Oi Carol! Vi seu comentário e fiquei muito surpresa, tbm não conhecia nenhum blog de outra menina com 13 anos! Já li esse livro e fiquei apaixonada com a autora, comprei Fangirl (mais novo lançamento dela, caso vc não saiba) esses dias, ouvi várias coisas boas com relação a ele!

    bjs
    whoisllara.com
    ps: seu blog é mt fofo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, jaá vi varias resenhas dele e estou super ansiosa para ler, mas a black friday me faliu, comprei 18 livros, tipo uma escritora de fanfics + Rainbow Rowell = preciso ler agora!
      Desculpa não responder antes é que estava de castigo ^^

      Excluir